Encerrada a II Etapa de Formação dos Novos Cerimoniários



Neste final de semana realizou-se a segunda etapa da formação de Cerimoniários na Capela Cristo Rei da Paróquia São Francisco de Assis em Foz do Iguaçu. Tivemos a participação de quinze candidatos a cerimoniários e alguns outros leigos. O encontro iniciou-se no último sábado, 19, às 7h30 com a Oração das Laudes, em seguida abordou-se o tema “Oração”.

Na sequência iniciou-se o estudo do Santo Sacrifício da Missa, que foi eixo do restante do encontro. Para tanto nos baseamos nos documentos da Igreja, como a Instrução Geral do Missal Romano, o Sacrosanctum Concilium, e o Redemptionis Sacramentum, documentos, orientações e decretos de nosso Bispo Diocesano, Dom Dirceu Vegini, além de livro e escritos do Papa Bento XVI (Introdução ao Espírito de Liturgia), do seu mestre de cerimônia Monsenhor Guido Marini. Buscando reforçar a tradição apostólica e a Igreja como Uma, Santa, Católica, Apostólica Romana em todas estas dimensões. O dia do sábado foi encerrado com a oração das I Vésperas da Ascensão do Senhor. 


Santa Missa
No Domingo o dia de formação iniciou com a Santa Missa da Solenidade da Ascensão do Senhor, às 7h15, presidida pelo Pe. Antônio Francisco de Mello Viana, SdC, assessor da Pastoral dos Coroinhas ,Cerimoniários e Acólitos. Em seguida continuamos o estudo da Santa Missa.

Contamos com a Presença do nosso Reverendíssimo Pai, Dom Dirceu Vegini, Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu, que dirigiu palavras de apoio e incentivo aos cerimoniários. Após o almoço foram passadas algumas instruções aos jovens candidatos e o encontro foi encerrado.

Exmo. Revmo Dom Dirceu Vegini
A investidura dos novos cerimoniários foi marcada para o dia 10 de junho de 2012 na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa terá início às 19h30 e será presidida pelo Exmo. e Revmo. Dom Dirceu Vegini.

A coordenação diocesana da Pastoral dos Coroinhas, Cerimoniários e Acólitos agradece ao Nosso amado pastor pela oportunidade e apoio, à paróquia São Francisco de Assis, na pessoa do seu Pároco, Frei Silvio Cesar Ferreira, OFM Cap., por ter-nos acolhido nas duas etapas formativas, aos que colaboraram de forma direta ou indireta para a organização do encontro e por fim aos participantes, que deram seu “sim” ao convite de Deus para colocarem-se a serviço do altar.

Oração das Laudes 
Oração das Laudes
Formação
Oração das Vésperas 
Santo Sacrifício da Missa 
Santo Sacrifício da Missa
Santo Sacrifício da Missa

Santo Sacrifício da Missa
Santo Sacrifício da Missa
Santo Sacrifício da Missa
Almoço


2 comentários:

  1. "Vem, e segue-me". (Lucas 18:22)as palavras que define tal convite a seguir a Deus no Cargo de Cerimoniário.
    A formação nos abriu os olhos para percebemos que o mais simples gestos da missa tem um significado tao lindo e sublime.

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos, fico muito feliz em ler estas palavras e contemplar a alegria da juventude em torno do Altar do Senhor. Seguir o Cristo é sublime, e chegar a sua eterna Verdade é o desejo mais profundo do coração do homem. Continuem buscando e se encantado pelas coisas de Deus. Transformem o vosso discipulado em caminho missionário... não retenham para si o tesouro que tem recebido da Igreja. É preciso ter ousadia para ir e anunciar... mesmo que o mundo não entenda... mesmo que muitos que estão na Igreja não compreendam. Sejam amor na sociedade e no meio da juventude. Nunca deixem de amar e acreditar.
    Nós somos a Igreja de Jesus Cristo. Estamos com Pedro e caminhamos com ele na pessoa do amado e querido Papa Bento XVI. Somos a Igreja dos Apóstolos e estamos em comunhão profunda com nosso Bispo Diocesano Dom Dirceu Vegini.
    É isso meus irmãos... Amar é servir! Servir exige caminho missionário e disponibilidade. Levem ao mundo o amor do Coração de Jesus presente no Sacrifício do Altar em cada Santa Missa.

    Grande Abraço,

    Fr. Rodrigo Antonio

    ResponderExcluir