Oração eucarística
78. Inicia-se então o momento central e culminante de toda a celebração, a
Oração eucarística, que é uma oração de ação de graças e de consagração. O
sacerdote convida o povo a elevar os corações para o Senhor, na oração e na
ação de graças, e associa-o a si na oração que ele, em nome de toda a
comunidade, dirige a Deus Pai por Jesus Cristo no Espírito Santo. O sentido
desta oração é que toda a assembleia dos fiéis se una a Cristo na proclamação
das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício.
79. Como elementos principais da Oração eucarística podem enumerar-se os
seguintes:
a) Acção de graças (expressa de modo particular no
Prefácio): em nome de todo o povo santo, o sacerdote glorifica a Deus Pai e
dá-Lhe graças por toda a obra da salvação ou por algum dos seus aspectos
particulares, conforme o dia, a festa ou o tempo litúrgico.
b) Aclamação: toda a assembleia, em
união com os coros celestes, canta o Sanctus (Santo). Esta aclamação, que faz
parte da Oração eucarística, é proferida por todo o povo juntamente com o
sacerdote.
c) Epiclese: consta de invocações
especiais, pelas quais a Igreja implora o poder do Espírito Santo, para que os
dons oferecidos pelos homens sejam consagrados, isto é, se convertam no Corpo e
Sangue de Cristo; e para que a hóstia imaculada, que vai ser recebida na
Comunhão, opere a salvação daqueles que dela vão participar.
d) Narração da instituição e
consagração: mediante as palavras e gestos de Cristo, realiza-se o sacrifício
que o próprio Cristo instituiu na última Ceia, quando ofereceu o seu Corpo e
Sangue sob as espécies do pão e do vinho e os deu a comer e a beber aos
Apóstolos, ao mesmo tempo que lhes confiou o mandato de perpetuar este
mistério.
e) Anamnese: em obediência a este
mandato, recebido de Cristo Senhor através dos Apóstolos, a Igreja celebra a
memória do mesmo Cristo, recordando de modo particular a sua bem-aventurada
paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus.
f) Oblação: neste memorial, a
Igreja, de modo especial aquela que nesse momento e nesse lugar está reunida,
oferece a Deus Pai, no Espírito Santo, a hóstia imaculada. A Igreja deseja que
os fiéis não somente ofereçam a hóstia imaculada, mas aprendam a oferecer-se
também a si mesmos e, por Cristo mediador, se esforcem por realizar de dia para dia a
unidade perfeita com Deus e entre si, até que finalmente Deus seja tudo em
todos.
g) Intercessões: por elas se
exprime que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja, tanto do
Céu como da terra, e que a oblação é feita em proveito dela e de todos os seus
membros, vivos e defuntos, chamados todos a tomar parte na redenção e salvação
adquirida pelo Corpo e Sangue de Cristo.
h) Doxologia final: exprime a
glorificação de Deus e é ratificada e concluída pela aclamação Amém do
povo.
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