Hoje, 28 de fevereiro do 2013, às 20 horas horário de Roma, 16 horas horário de Brasília, a Sé Romana estará Vacante. No último dia 11 de fevereiro, o Papa Bento XVI comunicou ao mundo sua renúncia, “Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro[...]“. Esta notícia chegou a todos os recônditos do mundo e provocou reações adversas, surpreendendo a todos. A princípio o sentimento primeiro foi de confusão, aturdimento. Após uma reflexão à luz do Espírito Santo todos foram percebendo a humildade, o desprendimento, o amor e o sentido de uma renúncia total de si mesmo que este ato do Sumo Pontífice representa.
Joseph Ratzinger é um teólogo brilhante, um estudioso assíduo, um escritor enfático, direto e de conteúdo, um defensor da Igreja e da Tradição Apostólica. Após assumir a Cátedra de Pedro, Bento XVI revelou-se um pai bondoso e cheio de misericórdia, um pastor firme e amoroso, o Pontífice que buscou ligar-nos continuamente a Deus e mostrar que Ele é o centro da vida da Igreja e da vida de cada batizado.
Diante do mundo secularizado, que coloca o homem como princípio, meio e fim de sua própria existência, em uma ideologia agnóstica e ateísta, Bento XVI mostrou que Deus é Amor, proclamou o ano da fé, para que cada católico volte ao primeiro amor, ao batismo e renove a fé em Cristo e na sua Igreja, buscou incansavelmente trabalhar pela Nova Evangelização, revelar seu amor e carinho pelos jovens, crianças e doentes, estreitou as relações com as Igrejas Irmãs e com as grandes religiões, enfim, dedicou toda sua força física e espiritual na condução da Igreja de Cristo.
O Papa Bento XVI deixa para o mundo um grande legado de fé, esperança e caridade, ensina-nos porque é o Servo dos Servos de Deus e convida-nos a imitá-lo pela renúncia de si mesmo em favor do próximo. Ele permanecerá, como afirmou, junto à Cruz do Senhor, dedicando-se até o fim a rezar, elevando a Deus sua oração pela barca de Pedro. Rezemos também nós por nosso amado Papa, a partir desta noite o Romano Pontífice Emérito. Rezemos pelos cardeais, que reunir-se-ão no Conclave para eleger o próximo Bispo de Roma, sucessor de Pedro. Rezemos pelo próximo Pastor da Igreja Católica Apostólica Romana. Confiantes à intercessão Materna de Nossa Senhora, tendo certeza de que é o Espírito Santo que guia, que defende e que mantém firme a Igreja de Jesus Cristo, ontem, hoje e por todos os séculos.
Obrigado Papa Bento XVI, obrigado Doce Cristo na Terra!!!
Fonte: Diocese de Foz do Iguaçu
0 comentários:
Postar um comentário